Escolher o tópico certo para escrever em seu blog é essencial se você deseja escrever uma postagem que envolva seu leitor.

Apressar a escolha do tópico pode levar você na direção errada e acabar desperdiçando seu tempo e o do seu leitor.

Embora às vezes a ideia para um post te atinja e precise de pouca adaptação – eu acho que muitas (se não a maioria) vezes a primeira ideia que me vem para um post precisa de um pouco de moldagem (ou marinada) antes de ficar perfeita. Muitas vezes eu tenho uma ideia de post e acabo evoluindo para algo que é bem diferente – mas que é muito mais rico em termos de quão interessante é.

Veja como a escolha do título de uma postagem de blog geralmente funciona para mim:

  • Anoto uma ideia para um tópico de postagem em um documento de texto no meu desktop (isso geralmente acontece enquanto estou fazendo outra coisa).
  • Uma vez por dia, examino meus documentos de texto de “ideias” e procuro um tópico que tenha a ver comigo naquele dia (gosto de trabalhar em coisas que me dão energia).
  • Com esse documento aberto, começarei a fazer um brainstorming de pontos sobre os quais eu poderia escrever, ideias de títulos e pensar particularmente sobre as necessidades do leitor que o post pode superar). Costumo usar uma técnica de mapeamento mental para fazer esse brainstorming – isso pode realmente levar a centenas de ideias de post.
  • Conforme faço um brainstorming, um post começa a tomar forma e, mais importante, o tópico surge. Enquanto tenho pontos e ideias de título anotados, é o “tópico” que estou particularmente tentando definir neste momento. Qualquer outra coisa é um bônus e ajudará a reduzir o trabalho mais tarde – mas é o tópico que estou tentando identificar.
  • Muitas vezes, ao me envolver nesse processo, acabo com mais de um tópico — muitos deles deixo de lado para outro dia, mas alguns surgem em uma série de postagens.

Outras dicas sobre como escolher um tópico para sua próxima postagem de blog

  • Identificar uma necessidade – Como mencionado acima – estou particularmente tentando nomear uma necessidade ou problema que meu leitor tem. Acho que se eu puder ter isso em mente enquanto escrevo um post, ele não só acaba sendo um post bem focado – ele acaba sendo útil para os leitores. Então, ao escolher um tópico para escrever – identifique necessidades concretas que você está almejando que o post atenda e perguntas que você quer que o post responda.
  • Imagine um leitorChris Garrett frequentemente fala sobre como ele tem vários leitores em mente enquanto ele bloga – ele mantém a situação, necessidades, perguntas e desafios deles na frente dele enquanto ele escreve e até mesmo os imagina em sua mente enquanto ele escolhe tópicos e os escreve. Dessa forma, ele não acaba apenas em tópicos teóricos ou abstratos – mas está mais perto de escrever posts concretos e aplicáveis ​​que irão se conectar com os leitores. Eu recomendo fortemente criar um avatar de leitor para seu blog.
  • Saia da câmara de eco – uma armadilha em que muitos blogueiros caem é produzir posts de blog que simplesmente regurgitam o que outros estão escrevendo em seus blogs. Se o tópico sobre o qual quero escrever é um que outros também estão cobrindo, uma das coisas que tento fazer nesta fase de escolha de tópicos é encontrar um novo ângulo. Como você pode trazer sua própria interpretação para o tópico? Como você pode dar aos seus leitores algo único para refletir? Leia mais sobre como sair da câmara de eco (e também aqui).
  • Escreva algo que seja importante para você – Acho que quando escrevo um post que importa para mim (ao contrário de um que está apenas relatando notícias ou abordando um tópico popular), ele tende a se conectar em um nível mais profundo com os leitores. Acho que é lógico, na verdade – quando algo importa para você, isso transparece na maneira como você se comunica sobre isso e isso tem uma maneira de envolver outros que também acham que isso importa. Outra maneira de dizer isso é “deixar seus tópicos escolherem você” em vez de você escolher sobre quais tópicos quer escrever.
  • Escreva algo atual – Escrever sobre um tópico que é popular no momento ou sobre o qual as pessoas estão procurando informações é definitivamente algo a ter em mente ao selecionar um tópico para postar. Use uma ferramenta como Tendências do Google para observar tendências sobre o que as pessoas estão pesquisando no Google, fique de olho nos sites de mídia social para ver no que as pessoas estão votando lá – esses tópicos podem valer a pena serem explorados – principalmente se você encontrar uma nova maneira de explorá-los (veja o ponto acima sobre como sair da câmara de eco).
  • Um tópico por postagem – isso vai variar um pouco de blog para blog, dependendo do seu nicho e estilo de escrita, mas acho que postagens que realmente se concentram em um tópico específico e comunicam uma ideia principal tendem a ter melhor desempenho. Não há nada de errado em escrever postagens longas e abrangentes que cobrem muitas coisas, mas tenha em mente que o estilo de leitura da maioria das pessoas on-line é escanear o conteúdo, folhear as páginas e não se deter em nada por muito tempo. Então refine o tópico para sua próxima postagem de blog para uma ideia simples. Se você tiver mais de uma, escreva uma série de postagens ou coloque aquelas nas quais você não vai se concentrar em seu diário de ideias para outro dia. Afinal, você está escrevendo um blog e pode expandir suas outras ideias todos os dias pelo resto da vida do seu blog!
  • Planeje com antecedência – uma coisa que me ajudou muito no meu blog quando se trata de escolher tópicos para cobrir é pensar com antecedência sobre meu blog e desenvolver um calendário editorial. Eu faço isso no programa de calendário do meu computador (eu uso o iCal), onde tenho um calendário dedicado a cada um dos meus blogs. Eu não uso isso o tempo todo, mas acho particularmente útil quando sei que terei uma ou duas semanas ocupadas (ou quando estou viajando), pois me ajuda a pensar com clareza e planejar com antecedência meu blog.

Nem todas as postagens que você escreve serão capazes de fazer todas as coisas acima.

Há momentos em que, na maioria dos nichos, você precisará cobrir uma história que realmente não “importa” tanto para você — ou quando você escreve sobre algo que importa e não é atual —, porém, em algum lugar no meio de todas essas coisas, o tópico de uma postagem surgirá.

Leve o seu tempo com a escolha do tópico

O objetivo desta série atual é desafiar a nós, blogueiros, a dedicar um pouco mais de tempo em diferentes momentos do processo de criação de postagens de blog.

Então, o ponto principal hoje é simplesmente fazer isso quando se trata de escolher um tópico. Não caia na tentação de sempre escrever sobre a primeira coisa que vem à sua mente. Em vez disso, pegue essas ideias e molde-as em algo especial – algo que envolva você e seu leitor.

Tem algumas dicas próprias sobre como escolher tópicos para postar? Adicione-as nos comentários abaixo – estou ansioso para ouvir como você faz isso.

Releitura do artigo: link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile